Login

Efetue seu login para participar:
Diminuir Aumentar


Publicação:11/06/2015 10:15 | Atualização: 27/06/2018 10:19

A PIANISTA BRASILEIRA CLARA SVERNER, INDICADA DUAS VEZES AO GRAMMY LATINO, APRESENTA EM BELO HORIZONTE A SÉRIE “PIANO PARA TODOS” NA SALA JUVENAL DIAS/PALÁCIO DAS ARTES E NO DIA ANTERIOR FAZ UMA MASTERCLASS NO AUDITÓRIO PRINCIPAL DO CONSERVATORIO DA UFMG

 

Um projeto democrático de música de boa qualidade percorre cinco cidades brasileiras e o Distrito Federal durante o ano de 2015: “Piano para Todos”, que em sua primeira edição traz ao público a consagrada pianista brasileira Clara Sverner. O projeto da Delphos Produções conta com o patrocínio dos Correios e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Ao todo são seis recitais com ingressos a preços populares e masterclasses gratuitas no Rio de Janeiro, Natal, Belo Horizonte, Palmas, Vitória e Brasília. Além de garantir o acesso à boa música, realiza ações de sustentabilidade ambiental e econômica com o programa “Lixo Zero“ e contratação de pequenos empresários locais.


A turnê com Clara Sverner começou em Natal e teve sua segunda apresentação em Vitória. Agora chegou a vez de Belo Horizonte na sexta-feira, dia 19 de junho, às 20h30m, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes), com um repertório que inclui compositores como Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Glauco Velasquez, Mozart, Debussy, Ravel e Chopin, a preços populares. No dia anterior, 18 de junho, quinta-feira, a pianista fará no Auditório Principal do Conservatório da UFMG, às 10h, uma masterclass com entrada franca.

 

O projeto vai além dos espetáculos e privilegia a aproximação de uma artista experiente, talentosa e renomada como Clara Sverner com jovens músicos. Em cada uma das cidades, a pianista irá ministrar masterclasses gratuitas para estudantes e professores de escolas e conservatórios, que receberão ingressos de cortesia referentes a 10% da capacidade de cada teatro. O objetivo é enriquecer o estudo e o conhecimento técnico de novos talentos, além de trabalhar o resgate e a preservação da música brasileira. “A possibilidade de administrar os masterclasses é formidável. Escuto e apreendo também, enquanto os alunos podem se beneficiar de minha experiência. Este contato é fundamental neste projeto”, afirmou a concertista.

 

CONCERTISTA EXPLORA LIMITES ENTRE O ERUDITO E POPULAR

 

O projeto “Piano para Todos” abre agenda com uma das concertistas mais importantes do cenário internacional, com mais de 50 anos de carreira e duas indicações ao Grammy Latino. Famosa por sua inquietude e ousadia ao piano, Clara Sverner é uma intérprete de talento reconhecido pelo público e crítica no Brasil e no exterior, tendo iniciado seus estudos em São Paulo com o professor José Kliass. A qualidade estética e a expressividade com que executa as peças levaram a pianista brasileira a voos mais distantes. Ela aperfeiçoou-se nos centros musicais mais avançados como o conservatório de Genebra, onde recebeu uma medalha de ouro e o Mannes College of Music de Nova York.
Com um repertório escolhido minuciosamente, a concertista valoriza desde os antigos virginalistas ingleses do século XVI até os principais representantes do século XX. Foi ela que desvendou a produção pianística de Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, a quem dedicou várias gravações. Outros compositores da música popular brasileira também ganharam outros universos sonoros pelas mãos de Clara Sverner. A parceria com o saxofonista Paulo Moura permitiu explorar obras clássicas de músicos como Pixinguinha e o trabalho resultou em quatro discos gravados. Um deles «Vou vivendo» ganhou o prêmio Villa-Lobos, em 1987. É justamente a dedicação tanto à musica erudita quanto à popular brasileira a principal característica musical da concertista. Com técnica apurada, ela passeia com maestria tanto por clássicos como Mozart e Debussy, até os brasileiros como Villa-Lobos, tendo sido responsável pelo resgate das obras de Chiquinha Gonzaga e Glauco Velasquez. No primeiro caso, o trabalho deu origem, em 1999, ao CD «Chiquinha Gonzaga por Clara Sverner», utilizado na minissérie da Rede Globo. Clara Sverner possui uma discografia que ultrapassa os 25 títulos, tendo sido a primeira a gravar disco no Brasil com obras de Anton Webern, Allang Berg, Eric Satie e Maurice Ravel, em 1974. Sua primeira indicação ao Grammy Latino foi em 2009 com o volume 3 de «Mozart por Clara Sverner», e a segunda, em 2011, com o disco “Chopin por Clara Sverner”, na categoria de melhor álbum de música clássica. Em 2012, a pianista viajou por cinco cidades do interior de São Paulo, quando lançou o CD “Ravel e Debussy”, sucesso de crítica e venda.

 

PROJETO VISA MEIO AMBIENTE, ACESSIBILIDADE E ECONÔMIA O «Piano para Todos » também tem a preocupação com a acessibilidade e sutentabilidade ambiental e econômica. Os recitais serão realizados em teatros com acesso para deficientes físicos, como rampas, elevadores e assistentes, além de assentos especiais reservados aos cadeirantes. Ainda tem a proposta de colaborar com a preservação ambiental ao promover a ação «Lixo Zero» com coleta seletiva , cujas lixeiras serão dispostas nos teatros e posteriormente doadas aos mesmos. O projeto também vai incentivar a economia das cidades por onde passar, pois irá privilegiar a contração de mão-de-obra local para a execução das produções.

 

PROGRAMA

 

Chiquinha Gonzaga - Bionne (Adeus)/ Atrahente Heitor Villa-Lobo - Impressões Seresteiras Glauco Velasquez - Devaneio sobre as ondas/Brutto Sogno (pesadelo) W. Mozart -Sonata K.V. 331 (Andante Grazioso/- Menuetto/ Alla Turca) C. Debussy- Clair de Lune/ Feux D’artifice M. Ravel-Sonatine (Moderé/Mouvement de Menuet /Animé) F. Chopin (Ballade nº 1)

 

PIANO PARA TODOS COM CLARA SVERNER RECITAL EM BELO HORIZONTE

Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

Dia 19 de junho – sexta-feira

Horário: 20h30m

Ingressos: preço único de R$ 20,00 com descontos de 50 % para funcionários dos Correios
Masterclass: dia 18 de junho, quinta-feira, às 10h.

Entrada Gratuita para estudantes e professores de escolas e conservatórios.