NAS ÁGUAS DO VELHO CHICO
Publicação:30/06/2014 17:09
| Atualização: 24/08/2018 17:48

Alain Dhomé fotografou, durante sete anos, os personagens, a paisagem e a história ao longo do “Velho Chico”
No dia 26 de junho, às 19h, o fotógrafo francês, naturalizado brasileiro, Alain Dhomé vai lançar o livro “Nas Águas do Velho Chico” no Centro de Arte Popular da Cemig (Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes). A obra de 180 páginas, com 120 fotografias, textos em português e inglês e impressa no formato 28x28cm, mostra personagens, paisagem, cultura, arquitetura e fatos históricos que acompanham o curso d’água do “Velho Chico” em cinco Estados brasileiros.

Fotos e textos contam parte relevante da história do Brasil por meio das águas do “Velho Chico”, ressaltando a importância desse rio na conquista do solo brasileiro e como ele foi essencial para os desbravadores avançarem sertão adentro. Em diferentes nuances, a arte se mistura a fatos históricos e ao cotidiano do bravo povo ribeirinho.

Os textos foram escritos por três grandes estudiosos sobre o assunto, doutores das melhores universidades brasileiras: Edilson Alkmim Cunha, professor, escritor, tradutor e um dos maiores linguistas do país, da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília; Denílson Meireles Barbosa e Nôila Ferreira Alencar, professores e pesquisadores do Núcleo de História e Cultura Regional da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).